Moscovo, 1941. A cidade está sob ataque.
Em plena Segunda Guerra Mundial, com o exército nazi às portas, o diplomata português José Caldeira vive o inferno na capital soviética. O seu trabalho é garantir a neutralidade de Portugal, ao mesmo tempo que gere as pressões de Estaline, dos Aliados e da Alemanha nazi, numa teia de intrigas e espionagem.
Caldeira é casado com Sofia, uma mulher judia que tem de esconder as suas origens a todo o custo. No meio da catástrofe e do frio glacial, o diplomata recebe uma ordem secreta e crucial de Lisboa: assegurar a única rota de fuga para a China. Esta missão, vital para os interesses portugueses, coloca Caldeira no centro de um perigoso jogo de espionagem, traição e dilemas morais.
Baseado em factos históricos e ambientado num dos momentos mais tensos da História, O Diplomata é um thriller de cortar a respiração, que explora a bravura dos homens comuns em situações extremas e revela um dos maiores segredos da diplomacia portuguesa durante a Segunda Guerra Mundial.
Miguel Almeida Fernandes (Lisboa, 1974) é um escritor e jornalista português, com experiência em relações internacionais e história contemporânea.
Autor de romances de sucesso como O Impostor e O Segredo dos Cardeais, a sua ficção caracteriza-se pelo rigor da pesquisa histórica, pela narrativa envolvente e pela construção de thrillers políticos e de espionagem que revelam capítulos pouco conhecidos da história portuguesa e mundial.
EAN: 9789896618773 (Previsão de EAN da editora)
Editora: Casa das Letras (Grupo Leya)
Data de Edição: Outubro de 2025 (Previsão)
Número de páginas: 400 (aprox.)
Encadernação: Capa mole com badanas
Idioma: Português
Género: Thriller Histórico / Romance de Espionagem / Ficção Histórica
Thriller Histórico e Espionagem
Ficção sobre a Segunda Guerra Mundial
Literatura Portuguesa Contemporânea
Temas: Diplomacia, Neutralidade Portuguesa, KGB e Nazis
Romance Ambientado em Moscovo